RESPONSABILIDADE SOCIAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: PRÁTICAS ADOTADAS PARA A GESTÃO AMBIENTAL

Paulo Wienhage, Rony Petson Santana de Souza, Júlio Orestes da Silva, Rita Buzzi Rausch, Irani Rocha

Resumo


A partir da década de 1990, as Instituições de Ensino Superior têm apresentado iniciativas no campo da gestão socioambiental, pois as IESs desempenham um papel importante na formação da mentalidade de futuras gerações. A educação ambiental tem por objetivo desenvolver a consciência da necessidade de preocupar-se com questões ligadas ao meio ambiente e à busca de alternativas para os problemas que já existem, criando agentes na prevenção do ambiente. Nesse contexto, esta pesquisa investigou quais as ações de gestão ambiental praticadas por um grupo privado- composto por sete IESs que ofertam cursos de graduação e pós-graduação lato sensu localizadas na região sul do Brasil- que influenciam na conscientização dos seus colaboradores e alunos quanto ao comprometimento com a causa ambiental. Por meio de uma pesquisa descritiva, tipo survey, foi aplicado um questionário com 27 questões sobre cinco indicadores ambientais (resíduos, materiais, energia elétrica, água e transporte). O objetivo principal do estudo foi identificar as ações realizadas pelas IESs relacionadas aos indicadores citados. Como principal resultado, identificamos que as IESs apresentam resultados satisfatórios quanto aos indicadores relacionados a resíduos, materiais e energia elétrica.

 

Palavras-chave Responsabilidade Social. Gestão Ambiental. Instituições de Ensino Superior.


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