MODELO DE ANÁLISE DE CRÉDITO DE EMPRESAS COMERCIAIS

Felipe Freias Vieira, Marcelo Scheer Lopes, Luiz Fernando Lemos

Resumo


Resumo

Devido aos riscos apresentados na oferta de crédito, as Instituições Financeiras passaram a investir em ferramentas com o objetivo de aumentar a proteção ao que é denominado Análise de Crédito. Este trabalho tem como objetivo avaliar o potencial de retorno do tomador do crédito, garantindo a identificação de clientes com capacidade de liquidez da dívida ou avaliar o valor máximo com que este cliente pode se comprometer para honrar a dívida. Desta forma, este trabalho foca a ferramenta baseada em informações Patrimoniais e de Resultados de Exercícios. Foi selecionada para a pesquisa uma amostragem de 34 empresas comerciais, sendo 17 Adimplentes e 17 Inadimplentes, com informações contábeis e econômicas. Com base nestes dados, foi construído um modelo de análise a partir de uma equação para avaliação de crédito fundamentado nos cálculos dos indicadores econômico-financeiros dos clientes, baseado nas teorias de Kanitz, Elizabetsky e Matias, desenvolvidas no Brasil, e de Altman, desenvolvida no exterior e no Brasil. Utilizando-se a técnica estatística de Análise Discriminante, o modelo proposto teve um nível de acerto de 74%, mostrando-se bastante eficiente em relação ao modelo utilizado pela instituição, permitindo identificar 71% das inadimplências ocorridas na amostra.

 Palavras-chave: Análise de Crédito. Empréstimo. Modelo de análise.


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