BUSINESS MODEL CANVAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A GESTÃO ESTRATÉGIA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS

Renato Silva, Jardelino Menegat, Dirléia Fanfa Sarmento

Resumo


O artigo, decorrente de uma revisão sistemática, analisa as contribuições do Business Model Canvas para a gestão estratégica das Instituições de Ensino Superior privadas. Ao focalizar tal aspecto, tem como referência o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, que estabelece, dentro do seu conjunto de eixos e dimensões avaliativas, o eixo Políticas de Gestão. Uma das dimensões avaliadas pelo referido Sistema é   a dimensão sustentabilidade financeira das Instituições de Ensino Superior, a qual se constitui em foco analítico do texto em pauta. Partimos do pressuposto da necessidade da profissionalização da gestão e da adoção de fundamentos, procedimentos e ferramentas que viabilizem uma gestão estratégica das IES como forma de assegurar sua perenidade e sustentabilidade num contexto em contínuas transformações, no qual se constata a expansão do ensino superior e a proliferação de instituições educacionais privadas e, em decorrência, maior competitividade no mercado educacional; e aumento crescente nos índices de evasão universitária e de inadimplência, dentre outros. A revisão no Banco de Teses da CAPES, no IBICT, em periódicos da área da Administração e no google acadêmico indicam a carência de publicações que tenham como centralidade a adoção do Business Model Canvas na gestão de Instituições de Ensino, sendo a produção acadêmica, em sua maior parte, direcionada para as organizações empresariais, contexto no qual este modelo de negócios está sendo mais adotado.

Palavras-Chave: Business Model Canvas. Instituições de Ensino Superior Privadas. Gestão Estratégica.


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