NOSTALGIAS E DESEJOS: ESTUDO DE CASO DO AUTOMOVEL OPALA E DIFERENTES GERAÇÕES

Alexandre Borba Da Silveira

Resumo


 Resumo

No ano de 1968, a General Motors do Brasil S.A. (GMB) lançou o primeiro automóvel Chevrolet Opala. Passou a ter uma legião de fãs, desde seu lançamento. O presente estudo tem como objetivo principal comparar o comportamento e os valores dos compradores de Opalas de duas diferentes gerações compradoras em épocas distintas: no seu lançamento (Geração Baby Boomers) e dos atuais colecionadores (Geração X). As técnicas de coleta de dados foram realizadas por meio de pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas em profundidade através de laddering, com 30 entrevistados, sendo 15 pertencentes à Geração Baby Boomers (nascidos entre os anos 1940 e 1960) e os outros 15 entrevistados pertencentes da Geração X (nascidos entre os anos 1980 e 1990), cujos relatos foram importantes para a concretização deste estudo. Após, foi realizada a análise de conteúdo e análise através de laddering, com montagem do mapa hierárquico de valores de cada geração. Os principais resultados alcançados com esta pesquisa foram: em relação a Geração Baby Boomers, o valor fundamental foi a questão da segurança financeira como maior fator motivacional para aquisição do Opala. Já para Geração X, na pesquisa, teve a indicação do valor nostalgia e saudosismo como maior impulsionador para a compra do automóvel. Entre as duas gerações, o valor de nostalgia e saudosismo aparece em comum. Os resultados alcançados abrem possibilidades para novas pesquisas para o Marketing Geracional.

Palavras-chave: Nostalgia. Desejos. Gerações. Laddering


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