A IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO NA IMPLEMENTAÇÃO DO CUSTEIO E GERENCIAMENTO BASEADO EM ATIVIDADES: UM ESTUDO NA ÁREA DE SERVIÇOS DE CONCESSIONÁRIA DE VEÍCULOS NACIONAIS

José Antônio Cescon, Marcos Antônio de Souza, José Antônio Valle Antunes Júnior, Antônio Carlos Brunozi Júnior

Resumo


Resumo

O presente estudo trata das dificuldades encontradas na identificação dos produtos na área de serviços de uma concessionária de veículos, visando à implementação do custeio baseado em atividades (ABC) e da gestão baseada em atividades (ABM). Para tal, fez-se necessária uma revisão na literatura que trata do tema das técnicas do ABC e do ABM. A pesquisa foi desenvolvida sob a forma descritiva, quantitativa e qualitativa e ocorreu pela utilização do método de estudo de caso. Iniciou-se com o estudo da estrutura física e dos recursos disponíveis da empresa, prosseguindo com pesquisa documental e entrevistas dirigidas a pessoas com envolvimento direto na implantação do ABC na empresa. Este estudo permitiu um conhecimento detalhado dos principais serviços realizados na empresa, possibilitando o entendimento de que a atual forma adotada para identificação e mensuração dos produtos na área de serviços da empresa é muito simplificada, não atendendo as demandas informacionais dos gestores.

Palavras-chave: Sistemas de custos. Custeio baseado em atividades. Gestão baseada em atividades. Produtos e serviços.


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