COMPRA PRÓ-AMBIENTAL: COMPREENDENDO O COMPORTAMENTO DOS JOVENS SANTA-MARIENSES

Daiane Lindner Radons, Luciana Flores Battistella, Márcia Zampieri Grohmann

Resumo


O estudo tem como objetivos conhecer a atitude ambiental, influência social, preocupação ambiental, gravidade percebida dos problemas ambientais, responsabilidade ambiental, eficácia percebida do comportamento ambiental, preocupação com a autoimagem, comportamento inovador e comportamento de compra verde dos jovens consumidores e também identificar as diferenças de percepção dos consumidores em relação às escalas utilizadas, considerando seu perfil. A revisão teórica compreende conceitos associados aos fatores citados nos objetivos. O método de estudo envolve a pesquisa descritiva, a qual foi realizada com jovens consumidores a partir da aplicação de questionários desenvolvidos com base nos estudos de Lee (2008) e Doughfous, Petrof e Pons (1999). Os achados demonstram que os consumidores apresentam atitude favorável em relação ao meio ambiente, considerando os constructos investigados. Os respondentes que residem com amigos, os que moram mais de dez anos na cidade ou região, aqueles que estudam e trabalham e os que possuem menor renda familiar tendem a mostrar-se mais preocupados com o meio ambiente.

Palavras-chave: Comportamento do Consumidor. Jovens. Compra Pró-Ambiental.


Texto completo:

PDF