VALORES ORGANIZACIONAIS NA PERSPECTIVA DE MULHERES GESTORAS DE PEQUENAS EMPRESAS

Andrieli Diniz Vizzoto, Vívian Flores Costa, Maria Ivete Trevisan Fossá, Flavi Ferreira Lisbôa Filho

Resumo


Este estudo tem como objetivo ampliar os conhecimentos teóricos e empíricos ao analisar a percepção de mulheres gestoras de seus próprios negócios em empresas de pequeno porte em relação aos valores organizacionais predominantes na cultura de suas organizações. Para tanto, foram realizadas entrevistas com seis empreendedoras de variadas organizações da cidade de Santa Maria/RS, a partir de uma abordagem qualitativa do fenômeno. Para a construção das entrevistas, foram usadas categorias de referência de autores já consagrados no tema. Entre os resultados encontrados, valores considerados coletivos, como bem-estar e preocupação com a coletividade, estiveram presentes, demonstrando que as empreendedoras estão preocupadas com seus colaboradores, parceiros e clientes. Porém, evidenciou-se também que as gestoras de pequenas empresas estão preocupadas com o aspecto objetivo, buscando traçar caminhos que levem as empresas ao sucesso, que as façam crescer e ser reconhecidas no mercado, além de ter lucro e sobreviver com seus pequenos negócios.

 

Palavras-chave: Empreendedorismo feminino. Valores organizacionais. Cultura organizacional.


Texto completo:

PDF