COMPETITIVIDADE EM UM LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS: MELHORIA NO PROCESSO DE COLETA DE MATERIAIS

Clarissa Roso, Zaida Cristiane dos Reis, Cristine Hermann Nodari, Paula Patricia Ganzer, Isabel Cristina Rosa Barros Rasia, Pelayo Munhoz Olea

Resumo


Todosque se dedicam à área da saúde têm como finalidade o cuidado do paciente e,para um laboratório clínico, esse objetivo é atingido quando se entregamresultados com qualidade e segurança, ou seja, confiáveis. Diante do exposto, apesquisa tem como objetivo propor melhorias no processo de coletas de materiaisde microbiologia de um laboratório de análises clínicas de um hospital da SerraGaúcha visando a competitividade no mercado. O método utilizado na pesquisa foide abordagem qualitativa aplicada de caráter exploratório e como estratégia depesquisa, o estudo de caso. Como ferramenta principal de análise, foi utilizadoo Business Process Modeling Notation(BPMN) a fim de analisar e mapear o processo. Após foi proposta umareestruturação desse processo com foco no aumento da confiabilidade erastreabilidade do processo de coleta, bem como na qualidade e agilidade do serviçoprestado, indicando os recursos necessários para tal reestruturação. Apósanálise, foi verificado que a reestruturação permitirá tornar o processo maisconciso e menos passível de erros, aumentando a qualidade e a confiabilidadedos serviços prestados, tornando o processo mais ágil e menos burocrático.

Texto completo:

PDF