INOVAÇÃO DE PRODUTO ATRAVÉS DO MÉTODO STAGE-GATE: ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA ELETROELETRÔNICA

Eliana Andréa Severo, Julio Cesar Ferro Guimarães, Cláudio Rotta, Adriano Tacca, Eric Charles Henri Dorion

Resumo


A globalização dos mercados ampliou a importância da inovação, atender as demandas da sociedade de forma inovadora e ágil tem sido uma preocupação das organizações. A formalização e organização sistemática do desenvolvimento de novos produtos (DNP) é uma forma eficiente de otimizar os recursos nas organizações. Neste sentido, emerge o método de Stage-Gate entre as diversas técnicas auxiliares, que trata do estabelecimento de estágios no DNP que avalia as informações, analisa os resultados, os custos de produção e estabelece um cronogramapara cada fase do estágio.O objetivo deste estudo consiste em descrever a metodologia de DNP utilizada por uma indústria do Setor Eletroeletrônico, abordando os aspectos inerentes a organização DNP sob a ótica do Stage-Gate, bem como identificar os elementos que propiciaram maior competitividade. A metodologia utilizada trata-se uma pesquisa qualitativa, descritiva, de caráter exploratório, sob a forma de um estudo de caso. Como principais resultados identificou-se que o DNP através do método de Stage-Gate ampliou a capacidade de inovação de produto e de pesquisa de novas tecnologias, tornando-se um recurso chave para a competitividade da empresa. O DNP trouxe soluções únicas a nível nacional e/ou segue tendências de tecnologias/design internacional criando barreiras para a entrada de novos players.


Texto completo:

PDF