MARKETING AMBIENTAL EM UMA ORGANIZAÇÃO DE SANEAMENTO: ESTUDO DE CASO NA EMPRESA DELTA

Andre Luis de Castro, Gisely Fernandes Justo

Resumo


O objetivo deste artigo é entender como uma organização de economia mista na área de saneamento tem utilizado o marketing ambiental para projetar sua imagem. A relação entre organização e meio ambiente possui grande complexidade, envolvendo diversas partes com interesses muitas vezes conflitantes. Para atender algumas pressões e tender a um equilíbrio entre esses diferentes atores as empresas buscam estratégias que melhorem sua imagem e consequentemente resultem em benefícios financeiros. Discussões sobre
responsabilidade socioambiental e marketing ambiental são comuns na elaboração de estratégias das organizações, inclusive aquelas de economia mista. Neste trabalho, foi realizado um estudo de caso numa organização de saneamento num município do interior do Estado do Paraná. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de entrevista com o diretor do Departamento de Educação Ambiental e questionários foram aplicados com os funcionários da companhia. Apesar do entrevistado afirmar que não existe uma estratégia de marketing ambiental definida, foram identificadas ações que podem beneficiar a imagem da organização nesse sentido. Outro ponto importante destacado pelo diretor na entrevista foi a transparência da organização com seus diferentes públicos. Porém sobre essa questão, os funcionários da companhia discordam, para eles os resultados das ações e projetos da empresa de saneamento não são divulgados de forma clara, e por isso ficam dúvidas sobre o seu êxito.

Palavras-chave: Marketing ambiental. Responsabilidade socioambiental. Organizações de economia mistas.


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