A INFLUÊNCIA DO DESLIGAMENTO NA MOTIVAÇÃO PELA BUSCA DE UMA NOVA VAGA NO MERCADO DE TRABALHO

Janaína Haas, Maiara Verona, Simone Sehnem, Iuri Novaes Luna, Clarissa Carneiro Mussi

Resumo


O estudo em questão buscou compreender a relação entre o desligamento de empregados e a motivação destes para procurar novas vagas no mercado de trabalho. Assim sendo, investigou os sentimentos existentes diante do desligamento, sua influência em novas entrevistas de trabalho, bem como as estratégias utilizadas pelos trabalhadores ao buscar novas vagas. A partir disso, técnicas de desligamento mais adequadas para o desenvolvimento profissional dos trabalhadores são propostas. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e exploratória. Constatou-se que os procedimentos utilizados no processo de desligamento, influenciados principalmente pelo estado do trabalhador na empresa, podem influenciar o comportamento de busca por novas vagas no mercado de trabalho. Embora existam diferentes formas de o empregado reagir ao processo de desligamento, identificou-se que, na maioria das vezes, há um impacto emocional significativo, sendo uma estratégia recomendada o uso de feedbacks constantes ao trabalhador sobre sua situação na empresa.

 

Palavras-chave: Desligamento. Motivação. Mercado de trabalho.


Texto completo:

PDF