ABERTURA DE RESTAURANTE: UMA DECISÃO DE POSICIONAMENTO E DIFERENCIAÇÃO COM BASE EM PESQUISA DE MARKETING

Derli Luís Angnes, Carlos Alberto Mello Moyano

Resumo


O setor de serviços no país responde por grande parte dos empregos e do PIB nacional. O ramo de restaurantes se enquadra nesse cenário e está presente em todas as cidades brasileiras. A abertura de novos empreendimentos neste ramo de negócios é de interesse de muitos empresários, no entanto, a ausência de um estudo preliminar, sobretudo o relacionado à pesquisa de marketing, pode elevar o risco e trazer frustrações e perdas no investimento. Considerando esse aspecto, o caso propõe uma reflexão por meio do estudo mercadológico de um empreendimento no ramo de restaurantes, com base em uma pesquisa de marketing, para proposição de uma estratégia de posicionamento e diferenciação, a partir da identificação de atributos de valor e da satisfação de consumidores com os serviços de restaurantes de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. O caso apresenta as etapas da pesquisa e os resultados da análise obtida por meio de uma base de dados primária com uma amostra de 213 casos. Ao final, o aluno é convidado a analisar o caso, por meio das atividades propostas nas notas de ensino.

Palavras-chave: Restaurantes. Marketing de serviços. Pesquisa de marketing.

 


Texto completo:

PDF