A SUSTENTABILIDADE NO CAMPO DE GESTÃO E NEGÓCIOS: UM RETRATO DO TEMA

Caroline Chagas Prates, Simone Alves Campos, Tania Nunes Silva

Resumo


Este estudo objetivou compreender como a temática da sustentabilidade vem se desenvolvendo na área de gestão e negócios. Para tanto, a abordagem teórica pautou-se no conceito e evolução da sustentabilidade e nas diferentes dimensões que compõem este tema, sendo a pesquisa bibliométrica o procedimento metodológico utilizado. Foi utilizada como ferramenta de busca a base de dados ISI Web of Knowledge’s Social Science Citation Index, selecionando-se trabalhos que contivessem a palavra “sustainability” no topic, nas áreas de business e management. A análise de dados deu-se em dois momentos. Primeiramente, a fim de compreender o surgimento do tema e o foco inicial, foram avaliados 1285 estudos. Identificou-se que os estudos sobre sustentabilidade emergiram em 1989, relacionados à perspectiva econômica. O segundo momento envolveu o período de 2001-2011, devido à concentração de estudos neste intervalo. A apreciação dos artigos fundamentouse nas dimensões do conceito, nas fontes de publicação e nas temáticas, abrangendo 950 estudos. Os resultados apresentaram o periódico Journal of Business Ethics com maior número de estudos, a predominância do Triple Bottom Line e uma maior incidência de trabalhos que abordam a responsabilidade social corporativa. 


Palavras-chave: Sustentabilidade. Negócios. Triple Bottom Line.


Texto completo:

PDF