O AROMA DE CHOCOLATE COMO ESTÍMULO DE APROXIMAÇÃO E AFASTAMENTO DO CONSUMIDOR NO AMBIENTE DE VAREJO ALIMENTÍCIO

Maruza Vieira Barboza, Izabelle Quezado, Danielle Miranda de Oliveira Arruda, Heber José de Moura

Resumo


Resumo

As empresas reconhecem seus pontos de venda como uma poderosa ferramenta de diferenciação.A academia, por sua vez, passa a ter como tema de interesse a formatação desteambiente de varejo e sua infl uência no comportamento do consumidor. Este artigo testa ainfl uência de estímulos olfativos na decisão de compra de consumidores habituais de um estabelecimentovarejista alimentício, mediante manipulação de aroma de chocolate no interiorda loja. Partindo de uma revisão da literatura, conduziu-se um quase-experimento emambiente de varejo. Aplicou-se levantamento tipo survey, objetivando mensurar intenções deaproximação dos clientes que frequentaram a loja com e sem aromatização. Foi conduzidaainda a cronometragem de tempo de permanência, bem como a anotação dos gastos de cadacliente entrevistado. A análise dos dados deu-se mediante utilização de estatística descritiva,teste do X2 e análise de variância. Os resultados revelaram que o aroma exerceu infl uênciapositiva no comportamento dos clientes que apresentaram respostas de aproximação. O estudotraz importante contribuição gerencial: estímulos olfativos contribuem no incremento dasvendas no varejo e fi delização de clientes.

Palavras-chave: Estímulos Olfativos.Ambiente de Loja.Comportamento do Consumidor.


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