ESTRATÉGIAS DE MARKETING: CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO ENVOLVENDO VÁRIOS STAKEHOLDERS

Flávio Buononato, Ana Maria Machado Toaldo

Resumo


Resumo

O objetivo desse artigo está centrado em conhecer como vários stakeholders aplicaram, dentrode um mesmo projeto, as dinâmicas que envolvem a concepção e a implementação dasestratégias do composto de marketing e os seus resultados. Esta é a grande contribuição dapesquisa. Enquanto trabalhos anteriores apresentam o processo da estratégia de marketingem cada organização, este mostra como várias organizações reuniram-se para, juntas, concebere operacionalizar estratégias de marketing. Assim, para atingir tal objetivo realizou-serevisão teórica e estudo de caso. O trabalho de campo ocorreu no Programa Agricultura Orgânica,sediado pela Itaipu Binacional. Essa pesquisa indicou que as estratégias do compostode marketing formuladas e implementadas foram constituídas por diferentes instituições cujoobjetivo grupal foi primeiramente socioambiental e, posteriormente, econômico. Os resultadosidentifi caram a importância da análise situacional de mercado para posicionar cadainstituição na sua expertise dentro do Programa e a criação de um fórum adequado para fomentarnovas alternativas estratégicas e gerenciar as mesmas de forma conjunta. Ainda, ocomportamento participativo contribuiu positivamente na criatividade, aprendizagem organizacionale no desempenho de mercado resultante das estratégias de marketing. Assim, umprocesso de estratégia de marketing que fomenta a gestão participativa, gerenciando ideiasde maneira consensual, buscando o envolvimento e o comprometimento de todas as instituiçõesenvolvidas, é o grande ensinamento desta pesquisa.

Palavras-chave: Estratégia de marketing. Processo de formulação e implementação de estratégia.Resultados da estratégia.


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