VALORES ORGANIZACIONAIS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DA ADMINISTRAÇÃO NOS ÚLTIMOS 10 ANOS

Vania de Fátima Barros Estivalete, Tais de Andrade, Tarízi Cioccari Gomes, Vívian Flores Costa

Resumo


Resumo

O objetivo deste estudo consiste em apresentar o cenário das pesquisas nacionais sobre valoresorganizacionais, incluindo a caracterização da produção, dos aspectos metodológicos edos temas correlatos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliométrica, na qual foraminvestigados 46 artigos publicados nos principais eventos e periódicos nacionais da área deAdministração, no período de 2002 a 2011. O processo de análise dos artigos foi divididoem três etapas: caracterização dos artigos, compreendendo a autoria; aspectos metodológicos,incluindo abordagem metodológica, tipo de pesquisa, natureza da pesquisa, instrumentode coleta de dados e objeto de pesquisa; e, temas correlatos, envolvendo as temáticas associadasaos valores organizacionais. Constatou-se a predominância de artigos empíricos e foramidentifi cados três principais autores pesquisadores de valores organizacionais. Teve-semaior concentração de pesquisas quantitativas, com predominância do estudo de caso e pesquisasurvey, sendo o questionário o instrumento de coleta de dados preferencialmente utilizado.Além disso, os valores organizacionais foram associados, principalmente, às temáticascultura e identidade organizacional, gestão organizacional e gestão de pessoas.

Palavras-chave: Valores organizacionais. Pesquisa bibliométrica. Área da Administração.


Texto completo:

PDF