A EDUCAÇÃO NA ECONOMIA SOLIDÁRIA: POSSIBILIDADES PARA UM NOVO PARADIGMA SOCIAL

Daniel Calbino

Resumo


Resumo

Desde as crises econômicas e sociais do fi nal da década de 1980, a proposta de uma economiasolidária tem se fortalecido com o objetivo de sanar tanto as questões do desempregoquanto para atender como um projeto político de contraponto a economia mercantil. Especificamente no Brasil, nos últimos anos, registrou-se um aumento signifi cativo de empreendimentossolidários e entidades de fomento à Economia Solidária. Todavia, apesar desse avanço,observam-se diversas limitações e desafi os a serem superados. Constatam-se vários problemas,como: divisão nos processos de trabalho, distribuição de renda desigual entre os membros dascooperativas e associações, formação de quadros de gestão, presença de valores individualistasentre os cooperados, difi culdade em agregar os associados nos processos de tomadas dedecisão. Assim, o presente ensaio teórico, além de apresentar os principais limites e desafi ospara a economia solidária hoje, tem por objetivo levantar a proposta de uma educação inseridaem um contexto de economia solidária, como uma possível alternativa para superar aslimitações presentes e possibilitar a constituição de um novo paradigma social.

 

Palavras-chave: Economia solidária. Educação. Mudanças sociais.




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