A PRECIFICAÇÃO PSICOLÓGICA RELACIONADA AO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA DE BENS OU SERVIÇOS

Rutênio Gleisson Costa Maciel, Wenner Glaucio Lopes Lucena

Resumo


RESUMO

O presente estudo analisou a relação existente entre a precificação psicológica e o comportamento do consumidor no processo de decisão de compra de bens e serviços, sob a ótica do comportamento financeiro emocional. O trabalho contemplou uma pesquisa exploratória bibliográfica, além de uma pesquisa de campo descritiva sob a forma de entrevista, realizada por meio de questionário e voltada para a coleta de informações e dados relacionados com o comportamento financeiro emocional dos entrevistados, que foram utilizados como fontes para a avaliação. O questionário analisou o perfil socioeconômico dos entrevistados e as atitudes relacionadas a decisões financeiras. A interpretação dos dados deu-se por meio da análise quantitativa utilizando-se de gráficos, e da análise qualitativa, por meio da interpretação das informações coletadas. Chegou-se à conclusão de que a precificação psicológica, como estratégia utilizada no comércio de bens e serviços age de maneira a influenciar as decisões financeiras do consumidor, assim como os fatores emocionais próprios do ser humano e também presentes no ambiente que o cerca,detêm relação entre si com as Finanças Comportamentais, originando comportamentos financeiros moldados sob o viés comportamental e de cunho irracional. Constatou-se ainda que as escolhas feitas pelos entrevistados, em sua maioria, provaram que as decisões envolveram emoções, assim como foram determinantes para mostrar o quanto o ser humano age de forma a moldar-se com o meio em que vive ou ainda sob a influência deste e de suas experiências em decisões passadas.

Palavras-chave: Precificação Psicológica. Comportamento do Consumidor. Finanças Comportamentais.

 

 


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