Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Gestão Contemporânea?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Normas de submissão para artigos:
Quanto à formatação:
  1. Podem ser submetidos em português, inglês ou espanhol;
  2. Documentos em formato WORD 6.0 ou superior;
  3. Papel A4 com margens esquerda e superior 3cm; inferior e direita 2cm;
  4. Sem identificação dos autores no corpo do texto ou nas propriedades do documento;
  5. Fonte: Times New Roman 12pt no texto e 10pt em notas e legendas;
  6. Texto justificado, espaço entre linhas 1,5, máximo 25 páginas incluindo notas, figuras e referências;
  7. Resumo entre 1000 e 1500 caracteres e abstract em inglês; Três palavras- chave e Keywords;
  8. Usar notas de fim, antes das referências bibliográficas;
  9. Referências usando a norma NBR-6023 da ABNT.
  10. Os artigos devem preferencialmente, estar estruturados nas seguintes subdivisões:
Resumo:
Deve mencionar, obrigatoriamente e tão somente, o OBJETIVO do trabalho, os CONCEITOS teóricos que foram abordados, o MÉTODO de pesquisa utilizado e uma síntese dos RESULTADOS obtidos.
Introdução:
  • Apresentar a situação-problema ( contexto onde nasce a curiosidade científica do autor);
  • Apresentar a questão ou problema de pesquisa ( qual o questionamento ou dúvida do autor, que deverá ser respondida cientificamente com a pesquisa;
  • O autor pode ou não ter uma HIPÓTESE a respeito do problema. Se tiver, ela deve ser apresentada aqui, depois da questão de pesquisa.
  • Apresentar o objetivo geral ( deve obrigatoriamente responder à questão de pesquisa) e objetivos específicos (aqueles passos que, uma vez feitos, levam ao atingimento do objetivo geral e/ou seus desdobramentos);
  • Apresentar sucintamente como esses objetivos serão atingidos. É um resumo da metodologia de pesquisa que será utilizada;
  • Apresentar a justificativa social ( a importância para a sociedade em geral ou para o mercado e as empresas, especificamente) e acadêmica ( que conhecimentos estarão sendo construídos);
  • Apresentar a estrutura do trabalho para o leitor.
Revisão teórica:
  • Apresenta uma revisão dos conceitos e/ou categorias teóricas que deverão ajudar o pesquisador a responder à questão de pesquisa que foi proposta;
  • Os conceitos devem ser apresentados em uma ordem lógica, indo dos mais abstratos e generalistas para os mais concretos e específicos, indicando para o leitor o raciocínio que está sendo desenvolvido para se interpretar posteriormente os dados da pesquisa e responder à questão de pesquisa;
  • Deve ser clara, objetiva, e na medida certa, para não fazer nem o leitor ler sobre conceitos que não serão usados na análise, nem superficiais demais que depois não permitam ao leitor identificar quais os conceitos que o pesquisador está usando para a mesma análise.
Procedimentos de pesquisa/ metodologia:
  • Apresentar a estratégia de pesquisa que será utilizada: estudo de caso, survey, pesquisa-ação, etc.;Referir a população e amostra que serão objetos de pesquisa, quando for o caso;
  • Definir abordagem de pesquisa: quantitativa, qualitativa ou quali-quanti (nesse último caso, explicar e justificar em que fase da pesquisa foi usada cada abordagem).
  • Apresentar e conceituar as ferramentas de coleta de dados: entrevistas, questionários, observações, fontes secundárias, etc.
  • O método deve ser coerente com a questão de pesquisa e objetivos. Ele é o meio científico adequado que dá credibilidade para as respostas que a pesquisa vai encontrar. Um método mal escolhido compromete a validade científica do artigo.
  • No caso do ensaio teórico explicitar e justificar o uso dessa abordagem para o problema de pesquisa.
Apresentação e análise dos dados
  • É neste capítulo que o pesquisador apresenta os resultados da sua pesquisa, os dados colhidos das diferentes formas que foram mencionadas na seção do método;
  • ANÁLISE: é o ponto principal do artigo. Mais do que apresentar resultados e interpretá-los, aqui o pesquisador deve dar o seu toque pessoal, a sua resposta para o problema de pesquisa, baseado na comparação entre os dois principais construtos do artigo: a Revisão Teórica e os dados da pesquisa. Ou seja, a partir da relação teoria x prática, o pesquisador consegue responder cientificamente ao seu problema ou questão de pesquisa.
Considerações finais
  • Fazer revisão, quais eram os objetivos, como se procedeu para atingi-los (método), quais os principais resultados encontrados e qual a resposta encontrada para a questão de pesquisa;
  • Apontar também as limitações do trabalho (metodológicas, orçamentárias, tempo, etc...) e possibilidades de pesquisas futuras, continuidades e aprofundamentos da questão que foi tratada. Deve instigar a comunidade acadêmica a dar continuidade à discussão e reflexões propostas, seja por propor diferentes abordagens para o problema, por replicar a pesquisa em outros universos, ou propondo o debate e o contraponto construtivos.
Normas de submissão para casos de ensino:
  1. O Caso de Ensino é um relato de uma situação real por que tenha passado uma organização, e seu objetivo é estritamente educacional, com foco no desenvolvimento de habilidades gerenciais entre acadêmicos de Administração e outras ciências sociais correlatas;
  2. O Caso de Ensino deve apresentar claramente uma situação problema que provoque o acadêmico a mobilizar e aplicar seus conhecimentos de gestão para solucioná-la, apontando e justificando suas decisões;
  3. O Caso deve relatar uma situação já consumada, de modo que o professor e os acadêmicos possam comparar suas decisões e implicações em relação ao desfecho adotado pela empresa;
  4. O nome da Organização e/ou pessoas físicas a que se refere o Caso ou que nele sejam mencionadas, deverão ser fictícios. Entretanto, caso o autor tenha autorização formal e expressa dos envolvidos, poderá manter seus nomes reais. A revista, entretanto, pede que o autor envie cópias autenticadas de tais autorizações, a fim de se preservar de eventuais danos que a publicação do caso possa causar aos implicados;
  5. Sugere-se que o caso tenha entre oito a dez páginas de relato do caso e das suas particularidades, e até cinco páginas de anexos, contendo notas de ensino e referências para pesquisa (com fonte Times New Roman 12 pt, espaço simples entre linhas);
  6. O autor pode anexar notas de ensino (teaching notes) dirigidas ao professor para uso do caso, explicitando os objetivos, sugerindo diferentes abordagens, exemplificando questões e reflexões que possam ser propostas aos estudantes.
Para o autor que nunca produziu um Caso para Estudo, recomendamos as seguintes leituras:
ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Notas sobre a construção de casos para ensino. Revista de Administração Contemporânea, v. 11, n.2, Abr/Jun 2007: 213-234
_______________. Como escrever casos para ensino de administração. São Paulo: Atlas, 2007.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  5. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  6. Artigos, ensaios teóricos e resenhas com mais de três autores devem anexar como documento suplementar texto que explique a participação de cada um dos autores nas etapas de pesquisa, redação e revisão do texto submetido, para justificar a forma do trabalho coletivo empreendido.
 

Declaração de Direito Autoral

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.